Kierkegaard: Para onde ir ?!
Kierkegaard: Para onde ir ?!
"O que eu realmente preciso é ter clareza sobre o que eu devo fazer, não sobre o que eu devo saber, salvo à medida que o saber precede toda ação. Trata-se de compreender o meu destino, de ver o que a divindade realmente quer que eu faça; trata-se de encontrar uma verdade que seja verdade para mim, de encontrar a ideia pela qual quero viver e morrer."
Essas são palavras retiradas do diário de Søren Kierkegaard, de quando ele tinha 22 anos.
Kierkegaard foi um dos maiores filósofos da história. Considerado um dos pais do Existencialismo, sua filosofia era fortemente construída a partir das suas próprias experiências de vida.
Nesse trecho, que apesar de muito simples, me chama atenção a ambição dele em encontrar uma ideia pela qual quer viver e morrer. É algo que muitos de nós procuramos hoje, e provavelmente poucos realmente vão encontrar. A maioria das pessoas morre sem nem chegar perto disso. Não é fácil encontrar algo pelo qual vale a pena viver e morrer.
Mas o que há de mais belo nesse texto de Kierkegaard, é o trecho onde ele fala sobre encontrar uma verdade que seja verdade para ele. Quanto tempo passamos presos a verdades que não são nossas? A ideais que não nos fazem sentido? Queremos buscar a resposta para as nossas dúvidas fundamentais da vida nos olhos de outras pessoas, sendo que terceirizar essa questão é ainda mais prejudicial do que decidir por si mesmo.
O ponto realmente positivo e capaz de mudar algo aqui, é o exemplo de que um dos maiores filósofos dos últimos séculos possuia a mesma preocupação que muitos jovens têm hoje em dia e se sentem envergonhados por isso. Não se envergonhe de ainda não saber tudo. Isso é totalmente normal.
Aprenda, a vida não vem pronta. Ela requer uma construção lenta, gradual e complicada. É preciso refletir, rever conceitos, mudar de atitude e até o próprio pensamento, se necessário. Aceitar o desafio e se dispor a dar um passo de cada vez em direção ao seu objetivo é a melhor maneira de respeitar a si mesmo, e fazer jus à verdaderia sabedoria.
Comments
Post a Comment