Neste momento, em uma região montanhosa e remota no sudoeste da China, encontram-se em curso os últimos passos da construção da maior antena do mundo, para captar sinais de vida extraterrestre. O telescópio FAST terá um disco de recepção de 500 metros concebido para captar sinais de rádio emitidos a milhões de anos-luz da Terra.
Trata-se de um dos elementos simbólicos mais avançados do programa científico e espacial do país asiático e que foi construído em tempo recorde, pois começou a ser erguido em 2011 —e o Governo planeja tê-lo pronto em setembro deste ano. Para garantir que o FAST não sofra problemas de interferência, o país irá desalojar 9.000 habitantes da província de Guizhou, segundo informou a agênciaXinhua, citada pelo jornal britânico The Guardian. Todas as pessoas que viviam em um raio de cinco quilômetros de Dawodang serão desalojadas e receberão do Governo uma indenização equivalente a cerca de 1.800 euros (pouco mais de 8.000 reais).
O FAST poderá observar um milhão de estrelas e os planetas à sua volta em busca de sinais de civilizações avançadas
A gigantesca instalação foi inspirada no Arecibo, o maior radiotelescópio do mundo, que está em operação em Porto Rico e é conhecido por ter aparecido em filmes como Contact, sobre uma comunicação de alienígenas com a Terra. O FAST terá uma sensibilidade no mínimo duas vezes maior e será entre cinco e dez vezes mais rápido do que o seu antecessor, segundo a página do projeto na Internet.
Um dos objetivos científicos declarados do novo telescópio é a busca por inteligência extraterrestre, ou SETI (em inglês), com uma potência bem maior do que a de qualquer outra antena já utilizada até hoje. Os responsáveis pelo projeto calculam que o FAST poderá observar um milhão de estrelas e os planetas à sua volta em busca de sinais de civilizações avançadas. O instrumento tinha, em 2011, um custo estimando em 100 milhões de euros (cerca de 450 milhões de reais).
O astrônomo Nan Rendong, chefe científico do projeto, confirma que o instrumento deve começar a ser operado em setembro deste ano. O FAST “será semelhante a outros radiotelescópios, e procurará possíveis comunicações alienígenas, sobretudo na faixa de 18 a 21 centímetros”, explica ele ao EL PAÍS. O projeto irá monitorar o espaço em torno de estrelas semelhantes ao Sol e exoplanetas rochosos descobertos até hoje. “Espera-se que o FAST capte sinais mais distantes do que todos os outros instrumentos. Essa distância depende não só do poder do nosso disco, mas também do poder dos discos dos alienígenas”, afirma. “Pessoalmente, eu me questiono sobre a natureza de outras civilizações e sobre quanto elas podem durar”, diz o cientista.
À procura de homenzinhos verdes
A busca de sinais de rádio de civilizações avançadas tem sido feita desde os anos 1970. Supõe-se que os sinais que o nosso planeta vem retransmitindo desde aSegunda Guerra Mundial tenham chegado a vários milhares de sistemas estelares, mas, por enquanto, todos os indícios de homenzinhos verdes captados por telescópios terrestres se mostraram falsos.
Muitos dos telescópios que buscam captar esses sinais precisam estar isolados de estações repetidoras de televisão, telefonia móvel e até mesmo sinais sem fio de WiFi. A China trabalha nesse projeto desde 1994. Quatrocentas depressões geográficas foram analisadas antes de se chegar à de Dawodang, uma área montanhosa de onde o projeto previa deslocar cerca de um milhão de metros cúbicos de terra.
A China trabalha no projeto desde 1994 e investiu 100 milhões de euros
A sigla FAST significa “telescópio esférico com abertura de 500 metros” em inglês. A base de rocha cárstica onde ele será afixado está sendo preenchida com 4.000 painéis triangulares que funcionarão como uma grande antena.
Além de sinais extraterrestres, há outros objetivos, como uma catalogação da distribuição de hidrogênio atômico neutro no universo, a busca de matéria escura e energia escura e a detecção e observação de pulsares. Em Arecibo, observações desse último tipo tornaram possível a obtenção da primeira prova indireta das ondas gravitacionais, em 1978, pela qual Rusell Hulse e Joseph Taylor receberam o Prêmio Nobel de Física em 1993.
“É um projeto impressionante”, avalia Jesús Martín Pintado, coordenador do grupo de Astronomia da Rede de Infraestruturas de Astronomia (RIA), da Espanha. “É como um banco de testes com o qual a China desenvolve a sua própria tecnologia de detectores e antenas de grandes dimensões”, explica.
O próximo passo será desenvolver detectores ainda mais precisos e avançados, como aqueles que estarão no megaprojeto SKA. Trata-se, nesse caso, de uma rede de telescópios de rádio que será espalhada entre a África e a Austrália e que constituirá uma área de recepção de um quilômetro quadrado, de longe a maior do mundo. A China é um dos países integrantes do projeto, que implicará na construção da maior infraestrutura científica do planeta e que começará a funcionar em 2020. Quem sabe, até lá, Pequim já não terá em seu poder o primeiro sinal de rádio extraterrestre.
UMA ANTENA PARA EMITIR SINAIS CIFRADOS
O grande trunfo de Arecibo enquanto maior radiotelescópio do mundo não é tanto o diâmetro de 300 metros, mas a antena emissora que fica ao lado. Esse equipamento permite que se enviem sinais poderosos de rádio para diferentes corpos e que se estudem as suas ondas quando retornam. “Em algumas apresentações do projeto FAST em congressos internacionais, foi dito que se pretendia instalar uma antena emissora como essa com o objetivo de fazer uma cartografia da Lua, embora não esteja claro se o fizeram e se possuem a tecnologia necessária para isso”, explica Rafael Rodrigo, ex-diretor do CSIC e radioastrônomo do Instituto Internacional de Ciências Espaciais, na Suíça.
Esse tipo de antena emissora também permite definir asteroides e outros corpos celestes. Em 1974, o telescópio de Arecibo enviou, com esse tipo de dispositivo, uma das mensagens mais emblemáticas da busca por uma inteligência extraterrestre. Ela foi redigida por Francis Drake, pioneiro do SETI, Carl Sagan e outros especialistas e continha a figura de um homem, o DNA e as bases bioquímicas da vida, entre outros conceitos. Era mais uma demonstração tecnológica do que uma tentativa de contatar extraterrestres, já que a emissão levará cerca de 21.000 anos para chegar ao seu destino no cúmulo de Hércules.
Muito interessante pessoal, jamais imaginei como se media isso! abraços, Ivan Saiba o que significa um prego 17 x 27. A nomenclatura dos pregos é algo bastante desconhecido da maioria das pessoas. Isso ocorre porque há muitos padrões no mercado. Existe uma equivalência aproximada entre elas, mas as usuais estão em Polegadas Inglesas x BWG, JP x LPP e ainda o padrão métrico oficial, mm x mm. Entenda o que significam estas siglas: Polegadas Inglesas: multiplique o número correspondente por 25,4 para ter o comprimento em mm. BWG (Birmingham Wire Gauge) e JP (Jauge de Paris): são tabelas próprias que indicam o diâmetro do prego. LPP (Linhas Por Polegadas Portuguesas): multiplique o número correspondente por 2,3 para ter o comprimento em mm. No Brasil usamos mais o seguinte formato: JP x LPP Onde: JP é o diâmetro, em JDP (Jauge de Paris) LPP é o comprimento, em Linhas de Polegada Portuguesa. 1 JDP = ver tabela abaixo 1 Linha de Polegada Portuguesa: 2,30 mm Conversao de Medi...
John H. Patterson and the Sales Strategy of the National Cash Register Company, 1884 to 1922 by Walter A. Friedman John H. Patterson's sales management techniques built National Cash Register into the dominant force in its industry and had a major impact on the development of modern selling. This excerpt from Business History Review looks at one aspect of the Patterson method. John H. Patterson created an intricate system of management to monitor and train company salesman. He gave them scripts to memorize and assigned them territory to cover. He held conventions and thematic sales contests, and pressured salesmen to rid their regions of competition. Patterson sought to create a method of sales management that encompassed all aspects of selling, from the calculation of quotas and commission rates to the motivation of discouraged salesmen. This excerpt looks at one aspect of the Patterson method: the N.C.R. Pri...
# ☄️ Confie na Poeira Estelar ### Quando uma lata de cerveja me lembrou quem eu sou 🗓️ *Escrito entre um hotel próximo ao aeroporto de Miami e um ônibus rumo a Orlando. Enquanto minha esposa, filha e nossos dois cães estavam no sul do Brasil. Enquanto minha Kombi esperava em Cabedelo para retomarmos a estrada. Enquanto eu lembrava que, no fundo, sou escritor.* --- ## ✍️ Hoje escrevo porque… até uma cerveja me lembrou quem eu sou. Estava ali, parado no aeroporto, cansado da espera e da saudade. Peguei uma cerveja sem pensar muito, só pra passar o tempo. Mas a cerveja não era qualquer uma. Era uma **Space Dust IPA**. O rótulo brilhava. Um ser feito de lúpulo soprava uma poeira cósmica. E ali, escrito na lata, lia-se: > **“Trust the Dust.”** **Confie na poeira.** E foi exatamente isso que eu fiz. --- ## 🌌 De volta a 1991 Quando eu tinha 7 anos, em Blumenau, recebi um papel com uma pergunta simples: > “O que você quer ser quando crescer?” Lembro do cheiro da casa. Lembro da minha m...
“O que parece um muro pode ser um espelho. O que te trava, te mostra.” Era para ser simples. Apenas redirecionar correspondências para a casa do meu irmão de alma, Renato. Meu melhor amigo. Confiança total. Tudo acordado, fluindo. Mas, de repente, como se uma linha invisível tivesse sido cruzada, o ambiente se incendiou: Maria, sua companheira, entrou em conflito com ele, em um nível quase mítico — um embate que pareceu acionar forças muito maiores do que um simples envelope. E nesse vórtice emocional, surge o I Ching, o Livro das Mutações. Um espelho da realidade sutil. Fiz a consulta em busca de clareza. Recebi: Hexagrama 34 – O Poder do Grande (Da Zhuang) O céu troveja sobre o céu. Força criativa em expansão. Um momento de grande potência interior, de força vital acumulada, como um leão pronto para saltar. Eu sentia isso. Essa fase da vida — com minha família, minha Kombi, minha missão nômade — me dava um sentimento de estar pleno, decidido, energizado. Mas o Tao avisava: "Use ...
Elbert Hubbard From Wikipedia, the free encyclopedia Jump to navigation Jump to search This article is about the American writer and philosopher. For the American politician, see Elbert H. Hubbard . Elbert Hubbard Elbert Hubbard Born Elbert Green Hubbard June 19, 1856 Bloomington, Illinois , U.S. Died May 7, 1915 (aged 58) RMS Lusitania Atlantic Ocean , off the Old Head of Kinsale , Ireland Occupation Writer, publisher, artist, philosopher Spouse(s) Bertha Crawford Hubbard (divorced) Alice Moore Hubbard (1904–1915, their death) Children 5 List [show] Elbert Green Hubbard (June 19, 1856 – May 7, 1915) was an American writer, publisher, artist, and philosopher. Raised in Hudson, Illinois , he had early success as a traveling salesman for the Larkin Soap Company . Presently Hubbard is known best as the founder of the Roycroft artisan community in E...
The Organ and the Emperor: On Immortality, Power, and the Price of a Human Life By Ivan Carlos Possamai --- Prologue: The Whisper That Wasn’t Meant for Us It was one of those moments history loves to hide in plain sight. Two men — leaders of vast nations, architects of their own political immortality — strolling side by side in Beijing’s September sun. Cameras rolled, flags waved, soldiers marched in perfect synchrony. And then, a slip. A microphone, still live, caught words that were never meant for the public ear. “With the development of biotechnology, human organs can be continuously transplanted and people can live younger and younger, and even achieve immortality,” said Vladimir Putin. Xi Jinping replied, “Predictions are, this century, there is also a chance of living to 150.” It was casual, almost playful. But the air around those words was heavy. Because when the powerful speak of immortality, they are rarely talking about poetry or legacy. They are talking about staying...
The Most Important Life Lesson From Andy Dufresne and The Shawshank Redemption Gen Cruz Stephen King is one of the most prolific novelists of our time. One among his finest works is a novella titled Rita Hayworth and the Shawshank Redemption. The movie based on this story titled The Shawshank Redemption ended up as King’s most critically acclaimed film adaptation. It is hailed as the greatest film to never win an Oscar best picture award, and regarded as one of the greatest films in history. The novella is about a dispassionate big-shot banker serving life imprisonment in Shawshank Penitentiary, and his seemingly miraculous escape. The Story Andy Dufresne was judged guilty for the murder of his wife and her lover, a crime that at first seemed to the reader a cut and dry case. However, Andy was explicitly revealed to be innocent later on. Despite of this, Andy retained his stoic demeanor. He was angry for his predicament sure, but his feelings dictated neither his actions nor his attitu...
Melvin Simon From Wikipedia, the free encyclopedia Jump to navigation Jump to search For the basketball player, see Melvin Simon (basketball) . Melvin Simon Born October 21, 1926 New York City , U.S. Died September 16, 2009 (aged 82) Indianapolis , U.S. Nationality American Other names Mel Simon Alma mater City College of New York (BA, 1949) Occupation Real estate developer Spouse(s) Bess Meshulam (divorced) Bren Burns Children 5, including David E. Simon Relatives Paul Skjodt (son-in-law) Family Herbert Simon (brother) Melvin Simon (October 21, 1926 – September 16, 2009) [1] was an American businessman and film producer, who co-founded the largest shopping mall company in the United States, the Simon Property Group , with his younger brother, Herb Simon . [2] The pair jointly purchased the Indiana Pacers in 1983. Contents 1 Early life and education 2 Career 2.1 Real estate 2.2 Movies 2.3 Indiana...
Advice is worthless, except when it’s not One of my mentors once gave me a piece of advice on advice (meta-advice. Metavice™.): “My job is to give you lots of advice. Your job is to ignore 95% of it.” I sat there for a moment, deciding whether or not to point out that he had just given me advice, and if I should ignore 95% of advice, I should probably ignore what he just said. Or something. I decided not to bring it up. Instead, I asked the obvious question: “How do I decide between what’s in the 95% and what’s in the 5%?” If you’re doing something interesting, it’s probably really hard. To pull it off, you want to learn from others’ mistakes, and that means getting lots of advice and input. However, you’re probably trying to do something that’s never been done before, and that means ignoring precedent, breaking glass and trying what others have failed to do. Most of all: even smart, well-intended people love pontificating on things they know nothing about. So...
Welcome to Gibtown, the last 'freakshow' town in America With the demise of the carnival, an important slice of American history risks being lost – but the residents of Gibsonton, Florida, are trying to keep the legacy of the town’s famous ‘freaks’ alive Ward Hall, 84. He has been in the sideshow business for 70 years. Guardian Kim Wall and Caterina Clerici in Gibsonton, Florida Thu 26 Feb 2015 09.15 EST 30 F or those who didn’t quite fit elsewhere, Gibtown was a utopia. Its first settlers, the Giant, and his wife, the Half-Woman, ran a campsite, a bakeshop and the fire department. The post office catered to little people with extra-low counters, and the beer hall had custom-built chairs for the Fat Ladies and the Tallest Man. Special zoning regulations allowed residents to keep and train exotic animals in their gardens. Siamese-twin sisters ran a fruit stand. Three factories manufactured Ferris wheels and carousels. Or at least that’s how Ward Hall, aka the King...
Comments
Post a Comment