Neste momento, em uma região montanhosa e remota no sudoeste da China, encontram-se em curso os últimos passos da construção da maior antena do mundo, para captar sinais de vida extraterrestre. O telescópio FAST terá um disco de recepção de 500 metros concebido para captar sinais de rádio emitidos a milhões de anos-luz da Terra.
Trata-se de um dos elementos simbólicos mais avançados do programa científico e espacial do país asiático e que foi construído em tempo recorde, pois começou a ser erguido em 2011 —e o Governo planeja tê-lo pronto em setembro deste ano. Para garantir que o FAST não sofra problemas de interferência, o país irá desalojar 9.000 habitantes da província de Guizhou, segundo informou a agênciaXinhua, citada pelo jornal britânico The Guardian. Todas as pessoas que viviam em um raio de cinco quilômetros de Dawodang serão desalojadas e receberão do Governo uma indenização equivalente a cerca de 1.800 euros (pouco mais de 8.000 reais).
O FAST poderá observar um milhão de estrelas e os planetas à sua volta em busca de sinais de civilizações avançadas
A gigantesca instalação foi inspirada no Arecibo, o maior radiotelescópio do mundo, que está em operação em Porto Rico e é conhecido por ter aparecido em filmes como Contact, sobre uma comunicação de alienígenas com a Terra. O FAST terá uma sensibilidade no mínimo duas vezes maior e será entre cinco e dez vezes mais rápido do que o seu antecessor, segundo a página do projeto na Internet.
Um dos objetivos científicos declarados do novo telescópio é a busca por inteligência extraterrestre, ou SETI (em inglês), com uma potência bem maior do que a de qualquer outra antena já utilizada até hoje. Os responsáveis pelo projeto calculam que o FAST poderá observar um milhão de estrelas e os planetas à sua volta em busca de sinais de civilizações avançadas. O instrumento tinha, em 2011, um custo estimando em 100 milhões de euros (cerca de 450 milhões de reais).
O astrônomo Nan Rendong, chefe científico do projeto, confirma que o instrumento deve começar a ser operado em setembro deste ano. O FAST “será semelhante a outros radiotelescópios, e procurará possíveis comunicações alienígenas, sobretudo na faixa de 18 a 21 centímetros”, explica ele ao EL PAÍS. O projeto irá monitorar o espaço em torno de estrelas semelhantes ao Sol e exoplanetas rochosos descobertos até hoje. “Espera-se que o FAST capte sinais mais distantes do que todos os outros instrumentos. Essa distância depende não só do poder do nosso disco, mas também do poder dos discos dos alienígenas”, afirma. “Pessoalmente, eu me questiono sobre a natureza de outras civilizações e sobre quanto elas podem durar”, diz o cientista.
À procura de homenzinhos verdes
A busca de sinais de rádio de civilizações avançadas tem sido feita desde os anos 1970. Supõe-se que os sinais que o nosso planeta vem retransmitindo desde aSegunda Guerra Mundial tenham chegado a vários milhares de sistemas estelares, mas, por enquanto, todos os indícios de homenzinhos verdes captados por telescópios terrestres se mostraram falsos.
Muitos dos telescópios que buscam captar esses sinais precisam estar isolados de estações repetidoras de televisão, telefonia móvel e até mesmo sinais sem fio de WiFi. A China trabalha nesse projeto desde 1994. Quatrocentas depressões geográficas foram analisadas antes de se chegar à de Dawodang, uma área montanhosa de onde o projeto previa deslocar cerca de um milhão de metros cúbicos de terra.
A China trabalha no projeto desde 1994 e investiu 100 milhões de euros
A sigla FAST significa “telescópio esférico com abertura de 500 metros” em inglês. A base de rocha cárstica onde ele será afixado está sendo preenchida com 4.000 painéis triangulares que funcionarão como uma grande antena.
Além de sinais extraterrestres, há outros objetivos, como uma catalogação da distribuição de hidrogênio atômico neutro no universo, a busca de matéria escura e energia escura e a detecção e observação de pulsares. Em Arecibo, observações desse último tipo tornaram possível a obtenção da primeira prova indireta das ondas gravitacionais, em 1978, pela qual Rusell Hulse e Joseph Taylor receberam o Prêmio Nobel de Física em 1993.
“É um projeto impressionante”, avalia Jesús Martín Pintado, coordenador do grupo de Astronomia da Rede de Infraestruturas de Astronomia (RIA), da Espanha. “É como um banco de testes com o qual a China desenvolve a sua própria tecnologia de detectores e antenas de grandes dimensões”, explica.
O próximo passo será desenvolver detectores ainda mais precisos e avançados, como aqueles que estarão no megaprojeto SKA. Trata-se, nesse caso, de uma rede de telescópios de rádio que será espalhada entre a África e a Austrália e que constituirá uma área de recepção de um quilômetro quadrado, de longe a maior do mundo. A China é um dos países integrantes do projeto, que implicará na construção da maior infraestrutura científica do planeta e que começará a funcionar em 2020. Quem sabe, até lá, Pequim já não terá em seu poder o primeiro sinal de rádio extraterrestre.
UMA ANTENA PARA EMITIR SINAIS CIFRADOS
O grande trunfo de Arecibo enquanto maior radiotelescópio do mundo não é tanto o diâmetro de 300 metros, mas a antena emissora que fica ao lado. Esse equipamento permite que se enviem sinais poderosos de rádio para diferentes corpos e que se estudem as suas ondas quando retornam. “Em algumas apresentações do projeto FAST em congressos internacionais, foi dito que se pretendia instalar uma antena emissora como essa com o objetivo de fazer uma cartografia da Lua, embora não esteja claro se o fizeram e se possuem a tecnologia necessária para isso”, explica Rafael Rodrigo, ex-diretor do CSIC e radioastrônomo do Instituto Internacional de Ciências Espaciais, na Suíça.
Esse tipo de antena emissora também permite definir asteroides e outros corpos celestes. Em 1974, o telescópio de Arecibo enviou, com esse tipo de dispositivo, uma das mensagens mais emblemáticas da busca por uma inteligência extraterrestre. Ela foi redigida por Francis Drake, pioneiro do SETI, Carl Sagan e outros especialistas e continha a figura de um homem, o DNA e as bases bioquímicas da vida, entre outros conceitos. Era mais uma demonstração tecnológica do que uma tentativa de contatar extraterrestres, já que a emissão levará cerca de 21.000 anos para chegar ao seu destino no cúmulo de Hércules.
Muito interessante pessoal, jamais imaginei como se media isso! abraços, Ivan Saiba o que significa um prego 17 x 27. A nomenclatura dos pregos é algo bastante desconhecido da maioria das pessoas. Isso ocorre porque há muitos padrões no mercado. Existe uma equivalência aproximada entre elas, mas as usuais estão em Polegadas Inglesas x BWG, JP x LPP e ainda o padrão métrico oficial, mm x mm. Entenda o que significam estas siglas: Polegadas Inglesas: multiplique o número correspondente por 25,4 para ter o comprimento em mm. BWG (Birmingham Wire Gauge) e JP (Jauge de Paris): são tabelas próprias que indicam o diâmetro do prego. LPP (Linhas Por Polegadas Portuguesas): multiplique o número correspondente por 2,3 para ter o comprimento em mm. No Brasil usamos mais o seguinte formato: JP x LPP Onde: JP é o diâmetro, em JDP (Jauge de Paris) LPP é o comprimento, em Linhas de Polegada Portuguesa. 1 JDP = ver tabela abaixo 1 Linha de Polegada Portuguesa: 2,30 mm Conversao de Medi...
Aiguille du Midi The Aiguille du Midi is a 3,842-metre-tall mountain in the Mont Blanc massif within the French Alps. It is a popular tourist destination and can be directly accessed by cable car from Chamonix that takes visitors close to Mont Blanc. Elevation : 3,842 m Prominence : 310 m English translation : Needle of the Mid-day Location : Haute-Savoie , Rhône-Alpes , France First ascenders : Jacques Balmat , Antoni Malczewski Mountain range : Alps , Mont Blanc massif
This is the list of the 50 books mentioned on this page, with the title, author and a simple phrase that summarizes each one: CEV Bible by American Bible Society: A contemporary English version of the Christian scriptures. My Utmost for His Highest by Oswald Chambers: A classic devotional book based on the author’s sermons and lectures. Prosperity by Charles Fillmore: A metaphysical guide to achieving abundance and success in life. Mind is the Master by James Allen: A collection of essays on the power of thought and its influence on destiny. How to Raise Your Own Salary by Napoleon Hill: A self-help book that reveals the secrets of successful people and how to apply them. The Dynamic Laws of Prosperity by Catherine Ponder: A practical book that teaches how to use affirmations, visualization, and other techniques to attract prosperity. University of Success by Og Mandino: A motivational book that offers a curriculum of lessons and stories to inspire personal growth and achievement...
How Fiction Helps Me Understand the Truths of Life I have always loved reading fiction, especially novels that explore the complexities of human nature, culture, and history. Fiction is not just a form of entertainment for me, but a way to learn more about myself and the world around me. As Amy Tan, one of my favorite authors, said in her Masterclass, “Fiction is the best way to understand the truths of life”. I have also been writing fiction for a long time, using my own thoughts, memories, and imagination as the raw materials for my stories. I believe that writing fiction is not only a creative outlet, but also a therapeutic process that helps me cope with the challenges and conflicts that I face in my life. One of the most powerful tools that I use as a writer is my past. I have experienced many things in my life, some good and some bad, that have shaped me as a person. Some of these experiences are too painful or difficult to talk about, but I can use them as inspiration for ...
Greetings, fellow adventurers! Today, I invite you to step into a time machine with me as we travel back to the enchanting year of 1984. It's a year filled with enchanting tales, George Orwell's thought-provoking '1984,' and the extraordinary achievements of our Man of the Year, Peter Ueberroth. In this blog post, we'll embark on a heartfelt journey through the memories and moments that make 1984 a truly unforgettable chapter in history. George Orwell's '1984': Our journey begins with the enduring pages of George Orwell's '1984,' a novel that etches itself into the soul. In this thought-provoking work, Orwell paints a vivid picture of a world under the watchful eye of Big Brother. It's a timeless masterpiece that continues to spark discussions about freedom, surveillance, and the human spirit. Peter Ueberroth - The Man of the Year: In 1984, Time Magazine shone a spotlight on Peter Ueberroth, crowning him the "Man of the Year." U...
Tiago Arantes de Nascimento · 30 de março Antigo Técnico industrial Qual é a diferença entre ser esperto e ser inteligente? O esperto é um produto do meio, uma pessoa que não teve condições de ter uma boa educação mas que é muito vivida e extremamente perspicaz e criativo encontra soluções para seus problemas mesmo com pouco recurso. Como geralmente passam por muitas dificuldades desde a infância então possui uma intuição mais aguçada que lhe permite não ser enganado facilmente assim como se utiliza dessa habilidade para perceber as fraquezas das pessoas e as manipula para benefício próprio. Sabe qual o maior esperto que já conheci ? Ele mesmo, João Grilo, do meu filme preferido, o Auto da Compadecida. O amarelo mais sabido que já vi, retrato do matuto sertanejo que dribla as adversidades da vida usando a esperteza. Apesar de na maioria das vezes agir sem ética não dá pra negar que ele é esperto demais. Ganhou dinheiro de sacerdotes, matou lampião, riu da cara do diabo, se livrou d...
Daikiti Puerto Ricans have a very peculiar way of speaking (read it "their accent"). Called Boricuas (read more below), I'm blessed to have one as my soulmate, directly from Santurce Puerto Rico! It is known that Puerto Rican descendants call themselves Puerto Ricans . ... Boricua , derived from the Taíno word Boriken is used to affirm Puerto Ricans devotion to the island's Taíno heritage. The word Boriken translates to "the great land of the valiant and noble Lord". Bad Bunny is a very popular Puerto Rico Singer and just released it's brand new song called DAIKITI. "Dakiti means empowerment, fighter, boss b--ch," someone wrote in the replies, attributing the definition to Karol G. Another responded, "Dakiti is a sensation of euphoria that you feel when you are having a really nice time on the go." As a mix of Ostentation (money) Latin Rap together with tons of sex the music is super catchy. However, understanding the Sl...
In the realm of spirituality and self-discovery, few practices have garnered as much attention and acclaim as Transcendental Meditation (TM). Rooted in ancient Vedic traditions, TM has gained recognition worldwide, and its influence has reached some of the most creative and influential minds of our time, including renowned filmmaker David Lynch and two of the legendary Beatles, Paul McCartney and Ringo Starr. Today, we explore the fascinating journey through the corridors of the mind and the cosmos, delving into Maharishi Mahesh Yogi's teachings, the Unified Field, and David Lynch's "Catching the Big Fish." Transcendental Meditation - A Gateway to Inner Peace: Transcendental Meditation, often referred to as TM, is a unique meditation technique that has its roots in ancient Vedic knowledge. It was introduced to the world by Maharishi Mahesh Yogi in the 1950s. TM is a simple yet powerful practice that involves silently repeating a specific mantra to achiev...
The airline industry will be ravaged for years to come and the effects will be felt across the entire economy, a new Moody's report says dslotnick@businessinsider.com (David Slotnick) The airline industry will be ravaged for years to come and the effects will be felt across the entire economy, a new Moody's report says Commercial aviation will be ravaged by the COVID-19 pandemic for years to come, according to a new report from Moody's. Every stakeholder, from airlines and airports, to plane lessors, plane manufacturers, and parts suppliers, will be squeezed, with effects rippling across the entire global economy. In a best-case scenario, Moody's sees a recovery by the end of 2023, but said that it's looking more and more likely that it will take longer. The commercial aviation industry will continue to be devastated by the coronavirus pandemic for years to come, according to a new report from Moody's. The ...
Comments
Post a Comment