I CHING!!!

59. HUANDISPERSÃO (DISSOLUÇÃO)
Acima: SUN, A SUAVIDADE, VENTO.
Abaixo: SUN, A SUAVIDADE, VENTO.
O vento soprando sobre a água vem a dispersá-la e dissolvê-la em espuma e vapor. Isso sugere que a energia vital de um homem, quando está acumulada em seu interior (o que é indicado como sendo perigoso pelo atributo do trigrama inferior), poderá ser libertada pela suavidade que dissolve o bloqueio.
Julgamento
DISPERSÃO.
Sucesso.
O rei aproxima-se de seu templo.
É favorável atravessar a grande água.
A perseverança é favorável.
O texto desse hexagrama assemelha-se ao do hexagrama Ts’ui, REUNIÃO (45). Lá trata-se da reunião dos elementos que se separaram, assim como a água se reúne sobre a terra, formando lagos. Aqui o tema é a dispersão e a dissolução do egoísmo que a tudo separa. O hexagrama DISPERSÃO mostra o caminho que, por assim dizer, conduz à reunião. Isso explica a semelhança dos dois textos. Para superar o egoísmo que separa os homens é preciso recorrer a forças religiosas. O meio empregado pelos grandes governantes para unir os homens era a celebração comunitária das grandes festas de sacrifícios e ritos sagrados, que expressavam tanto a ar ticulação social como a ligação existente entre a família e o estado. 69 A música sacra e o esplendor das cerimônias envolviam as pessoas numa intensa emoção conjunta, depert ando-lhes a consciência para a origem comum de todos os seres. Assim, a desunião era superada e a intransigência, dissolvida. Outro recurso consiste em promover a cooperação entre as pessoas num grande empreendimento comunitário que funcione como um objet ivo superior aos interesses individuais. A concentração conjunta nessa finalidade comum dissolve todas as barreiras que provocam isolamento, assim como num barco, atravessando uma correnteza, todos a bordo precisam se unir, trabalhando coordenadamente. Porém, só um homem livre de todo e qualquer interesse pessoal, que seja constante em seu senso de justiça e firme em suas atitudes, será capaz de dissolver a rigidez do egoísmo.
Imagem
O vento sopra sobre as águas:
a imagem da DISPERSÃO.
Assim, os reis da antigüidade ofereciam sacrifícios ao Senhor, e construíam templos.
No outono e no inverno as águas começam a se congelar. Quando sopram as suaves brisas da primavera, a rigidez se dissolve e tudo o que se dispersara em blocos de gelo volta a se unir. O mesmo ocorre com as mentes das pessoas. A rigidez e o egoísmo endurecem o coração e essa rigidez leva o homem a se separar dos outros. O egoísmo e a cobiça isolam o homem. Por isso é necessário que uma emoção de devoção se apodere do coração dos homens. Eles precisam ser sacudidos por uma comoção religiosa diante da revelação da Eternidade, experimentando o tremor provocado pela intuição do Criador de todos os seres, e unindo-se através do poderoso sentimento de fraternidade experimentado durante o ritual de adoração da divindade.

Comments

Popular posts from this blog

Aiguille du Midi - France - Needle of the Mid-day (Breathtaking Wonder)

20 Psychology Tricks That’ll Work on Anybody 99% of the Time

The Biggest Mistake I Ever Made

The link between Wealth and Happiness

The Best Book of All Times... A la recherche de temps perdu, Marcel Proust's - In Search of Lost Time

A Alimentação e suas Influências em nossa vida.

HOW ALL WOMEN ARE: COMO TODAS AS MULHERES SAO :

Saiba o que significa um prego 17 x 27.

I Have 15 ideas To Change Your Life. Do you Have 5 Minutes?